Semente de girassol

 Alta densidade nutritiva da
Semente de girassol  

Confira a composição nutricional deste versátil alimento

O girassol (Helianthus annuus L.) é uma planta natural das Américas, muito utilizada como alimento pelos índios americanos em mistura com outros vegetais. Começou a ser consumida como hortaliça no século XVI, onde foi levada para a Europa e Ásia. Encontra-se entre as cinco maiores culturas produtoras de óleo vegetal comestível do mundo, ficando apenas atrás da soja, algodão, colza e amendoim ainda como fonte proteica o girassol é categorizado como a quarta opção para ração animal e uso humano.

O fruto do girassol também pode ser chamado de aquênio ou semente, podendo ser classificadas como oleosas e não oleosas. As não oleosas geralmente são comercializadas torradas, embaladas e consumidas em granolas, bolos e snacks. Já, a partir das sementes oleosas são produzidos o farelo de girassol e seus derivados, após a extração do óleo.

A composição química das sementes pode sofrer ampla variação de acordo com o local de produção, clima e uso de fertilizantes. Dentre suas características nutricionais destacam-se os seguintes componentes:

 características
Nutricionais  

Proteínas

Possui um equilibrado teor de aminoácidos destacando-se entre outras fontes vegetais. Pode ser utilizada como ingrediente alimentar, incluindo a farinha, o concentrado e o isolado proteico.

Contribui para a manutenção muscular, síntese proteica e diversas reações no organismo.

Carboidratos

Fonte de energia a semente de girassol contém aproximadamente 17gramas de carboidrato em 100gramas de semente destacando a glicose, rafinose, sacarose e trealose.

Gorduras

Contém alta quantidade de ômega-6, gordura que auxilia no controle dos níveis lipídicos promovendo a saúde do coração, amenização dos sintomas relacionados à tensão pré-menstrual, fortalecimento do sistema imunológico e aumento de energia.

Fibra

Rica em fibras as sementes de girassol promovem o bom funcionamento intestinal, bem como auxiliam na regularização da glicemia e níveis lipídicos. Também contribuem para a sensação da saciedade beneficiando aqueles que procuram manter ou reduzir o peso.

Vitamina E

Uma das principais vitaminas antioxidantes a vitamina E atua na diminuição do envelhecimento celular por combater os radicais livres. Promove a saúde cardiovascular e dérmica.

Cálcio

Um dos principais macrominerais o cálcio favorece a saúde dos ossos e articulações, pois contribui para o fortalecimento dos ossos e dentes e prevenção de doenças associadas, como osteoporose. É possível encontrar 117mg de cálcio em 100gramas de semente de girassol.

Magnésio

Dentre as propriedades desse mineral se encontra o relaxamento muscular, promoção da saúde cardiovascular e ação no metabolismo do cálcio beneficiando a saúde óssea.

Vitaminas do complexo B

Estão presentes em boa concentração na semente de girassol atuando no metabolismo de energia. Possui destaque quanto o teor de nicotinamida que é maior que 170% maior do que o amendoim, uma das maiores fontes dessa vitamina.

 importância da
Semente de girassol  

A demanda por sementes de girassol tem aumentado, devido à importância econômica do óleo extraído de seus aquênios, utilizado, principalmente, para consumo humano e animal, bem como matéria-prima para a produção de biocombustível.

SunProtein™ é uma proteína concentrada a 83% com excelente teor de aminoácidos, desenvolvida com alta tecnologia pela empresa Russa Biotechnologies. Possui alta digestibilidade e produção sustentável, sendo uma excelente opção para pessoas que procuram complementar ou suplementar a alimentação com proteínas.